dicas sobre o traje do noivo

12/12/2011 10:28

Todos nós sabemos que a noiva é o centro das atenções, mais alguns esquecem que o noivo é uma peça fundamental, afinal sem ele não há casamento.

Assim como a noiva deve se sentir linda neste dia tão especial na sua vida, o noivo também deve estar elegante e alinhado, trajado de acordo com seu estilo e o tipo de casamento - se formal ou informal. O casal deve estar bem vestido e de maneira harmoniosa - uma noiva com um vestido muito sofisticado e cheio de brilho irá destoar de um noivo com traje sem gravata, por exemplo. Em casamentos mais tradicionais e formais, recomenda-se que o noivo use fraque ou meio fraque. Para os casamentos diurnos, vale apostar em um terno de cor mais clara, como cinza ou bege. À tarde, as cores podem transitar pelo cinza escuro ou azul marinho e à noite, o grafite ou preto.

A gravata deve ser sóbria e sofisticada. Nada de estampas muito coloridas. É importante tomar cuidado com o uso da gravata - ela não deve ultrapassar a fivela do cinto e nem estar frouxa, o que pode dar um aspecto de desleixo ao noivo. Para um casamento mais informal, um mini wedding ou casamento na praia, o noivo pode ousar e apostar em um tênis bonito, uma calça de sarja e até uma bata. O importante é que, independente do estilo, o noivo escolha peças de qualidade, bem cortadas e harmoniosas entre si.

Vamos  falar passo a passo para você noivo não errar, pois para cada tipo de cerimônia, deve-se usar um traje adequado, portanto se o casamento for formal, geralmente será usado smoking, fraque, casaca ou black tie. Se a cerimônia for semi-formal, o indicado são os meio fraques ou summers.

A primeira coisa, a saber, são os nomes dos trajes e de que são compostos. Assim, será mais fácil designá-los apropriadamente mais tarde.

Fraque: é o Paletó, mas longo na frente e atrás, e colete. Gravata plastron (gravata de seda ou cetim amarrado como se fosse um lenço, com uma jóia-alfinete presa no centro do laço) de seda ou cetim presa por uma pérola acompanhada por um cravo

 Meio-fraque: é o Paletó, calça e colete. Geralmente acompanhado de um lenço ou cravo.

Terno: consiste em paletó e calça do mesmo tecido. Usado com gravata e camisa

 

 Casaca: o Paletó preto é o mais tradicional, curto na frente com longa cauda atrás, acompanhado de calça,gravata ou plastron,  faixa e borboleta.

              Summer: é o Smoking branco, usado com gravata borboleta e faixa, em cores variadas com camisa.

             Black Tie: Paletó branco igual ao do summer, acompanhado de calça preta, usado com gravata borboleta e faixa preta e camisa.

            Dinner jacket: Jaqueta que termina na cintura. Também conhecido como meia-casaca, tem calça preta e paletó curto sem cauda.

            Smoking: é o Paletó preto, com lapelas, e gola chalé ou em bico. A Calça deve ser da mesma cor e tecido. É normalmente usado com gravata borboleta e faixa na cintura e camisa.   

Para você que não sabe que traje usar de acordo com horário escolhido para seu casamento vai aqui outras dicas para você se vestir bem e não fazer feio no dia do seu casamento.Lembrando sempre que os tons mais escuros como o grafite, sempre serão bem visto independente do horário.

Manhã: Vestimentas em tons de cinza ou bege

Tarde: Vestimentas em tons de cinza escuros, ou azul marinho.

Noite: Tons escuros

 

“O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção”